“Se nada nos salva de la muerte que al menos el amor nos salve de la vida!”
Quando pensamos no México, inevitavelmente pensamos em praias de areia branca, águas quentes azul-turquesa, palmeiras e tequila.
Muitas vezes esquecida pelos viajantes, a capital mexicana distingue-se pela grande diversidade cultural e histórica e esconde tesouros inesperados.
A Cidade do México também é um verdadeiro paraíso gastronómico e a culinária mexicana está listada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Se procura uma cidade colorida e animada para passar três dias, levo-os a conhecer CDMX!
Lembrete :
- A cidade do México é uma metrópole com mais de 22 milhões de habitantes e está paradoxalmente localizada num dos locais menos adequados para acolher uma população tão grande. Aninhada na cavidade dum antigo lago seco, está constantemente a ser vitimas de inundações, terramotos, erupção de vulcão, deslizamento de terra, problemas de gestão de água e poluição.
- A cidade de México está situada a 2240 metros de altura, por isso não é raro ficar com dor de cabeça, enjoe, tonturas e cansaço. Hidratar-se regularmente é muito importante para aproveitar o que de bom a cidade tem para oferecer.
Condesa y la Roma

O bairro mais trendy da cidade! Lojas de decoração, concept store, bons restaurantes, uma vida noturna animada, este bairro distingue-se pelas lojas de jovens criadores e pelo ambiente descontraído e cosmopolita.
Coyoacán

Não há assim tanto tempo, Coyoacán era uma pequena aldeia localizada 10 km ao sul de México, até que os tentáculos da cidade tomaram o controle. Este pitoresco bairro colonial conserve uma atmosfera boémia. Ficou famoso graças à tumultuada história de amor entre os pintores Frida Kahlo e Diego Riviera. “La Casa Azul” tornou-se um museu e um local imperdível para absorver a atmosfera artística do bairro.
No fim de semana, acontece perto da Praça Hildago uma feira de artesanato muito animada.
Teotihucán

Inevitável!
Localizado no vale da Cidade do México, a cerca de 1 hora da capital, o sítio arqueológico é o mais espetacular da América pré-colombiana. Teotihuacan significa “a cidade onde os homens se transformam em deuses” e possui uma das maiores pirâmides do continente, a Pirâmide do Sol, e a terceira mundial. O local era uma cidade multiétnica que abrigou grandes civilizações como os Astecas e os Maias.
Ao nascer do sol, aconselho sobrevoar as pirâmides a bordo de um balão de ar quente. O silêncio e a tranquilidade, as cores da madrugada, fazem deste tipo de experiência, na minha opinião, a melhor forma de compreender este lugar cheio de mistério e espiritualidade.
Xochilmilco

Localizada ao sul da Cidade do México e chamada de “Veneza do México” pelos locais, Xochilmilco oferece um verdadeiro momento de relaxamento para fugir da agitação da Cidade do México.
Na língua náhuatl, Xochilmilco significa “o lugar onde crescem as flores”. A principal função da cidade na época pré-hispânica, era a produção agrícola. Passeei a bordo destes barcos, as “trajineras”, entre os jardins flutuantes, ao som das vozes dos mariachis. Este meio de transporte ainda é utilizado por parte da população local.
Atmosfera típica mexicana garantida!
A incrível odisseia da Borboleta Monarca
A borboleta monarca tem um longo ciclo migratório e consegue percorrer distâncias impressionantes. Duas vezes por ano, viaja em grupo, do Norte da América para o Sul.
No inverno, refugiam-se nas florestas sagradas de pinheiros do México.
É então possível ir a este local único e magnífico, a 226 km do CDMX, para observar este extraordinário espetáculo.
Dia de los Muertos

Tenho um pouco vergonha de admitir que o meu conhecimento deste festival começou e acabou com o recente desenho animado de Disney « Coco ». No entanto, estava muito ansiosa por aprender um pouco mais, e decidi ir ver com os meus proprios olhos.
O Dia de los Muertos, não é um dia, mas vários. Começa no dia 31 de outubro e acaba dia 2 de novembro e cada um dos dias têm o seu significado. É importante relembrar que los dias de los muertos, não é uma versão mexicana do Halloween. Aqui, a morte não é vista como uma causa de terror e tristeza, mas sim alegria e celebração da vida.
A mulher esqueleto «Catrina » frequentemente vista nas celebrações, é o símbolo mais omnipresente deste festival.
Gastronomia
A gastronomia mexicana é reconhecida no mundo inteiro et CDMX é o lugar indicado para aproveitar essa experiência.
O restaurante Blanco Colima, no bairro de la Roma, oferece um menu sofisticado num ambiente moderno.
No bairro de Coyoacan, este típico restaurante oferece pratos mexicanos, num ambiente muito relaxante, perfeito para almoçar no terraço com vista para uma praça muito tranquila.
Meson Antigua Sta Catarina.
Tacos, burritos, enchiladas, tamales, quesadillas… E porque não ter aulas de cozinha mexicana?
A capital mexicana não tem muito boa fama na Europa: tráfico de droga, roubo, perigo, poluição e catástrofes naturais…. Mas Mexico DF é muito mais que isso.
Deixem vos encantar pelos pequenos bairros coloridos coloniais, pelos museus, pelos mercados artesanais, pela a sua atmosfera. Não tem nada a invejar de outras grandes capitais e tenho a certeza que o seu dinamismo vos irá conquistar!

Crónica de Ely Pinto, fotógrafa
“Sou um patchwork dos lugares onde vou, das comidas que provo, das músicas que ouço e dos encontros que tenho. Gosto de sentir que todos os meus sentidos estão em alerta e que são estimulados”


Deixe um comentário