Loja de vestuário
Comprar roupa é um gesto que faz parte do dia a dia da maior parte de nós. Sejam nos saldos, promoções ou cadeias low cost. continuamos a encher os nossos armários com mais do que podemos usar ou com produtos que perdem a graça ao fim de meia dúzia de lavagens. O desafio que lanço é mesmo: vamos parar e pensar, olhando para alguns dados divulgados pela Agência Europeia do Ambiente:
- A indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo;
- A produção têxtil é responsável por cerca de 20% da poluição da água potável à escala mundial decorrente da utilização de produtos para tingimento e acabamento;
- A lavagem de vestuário sintético é responsável por 35% dos microplásticos primários libertados no ambiente que podem entrar para a cadeia alimentar;
- A lavagem de produtos sintéticos provocou a acumulação de mais de 14 milhões de toneladas de microplásticos no fundo dos oceanos;
- Uma t-shirt produzida a partir de algodão convencional gasta 2700L de água, o equivalente ao consumo médio por pessoa durante dois anos e meio.
- Estima-se que a indústria da moda seja responsável por 10% das emissões de carbono a nível mundial, ou seja, mais do que os voos internacionais e o transporte marítimo em conjunto.
- – Em 2017, a compra de têxteis na União Europeia gerou aproximadamente 654 kg de emissões de CO2 por pessoa. Isto significa que os produtos têxteis consumidos na UE geraram emissões de gases com efeito de estufa de 121 milhões de toneladas.
- Na Europa, todos os anos, as pessoas consomem cerca de 26 kg de produtos têxteis e deitam fora cerca de 11 kg. O vestuário usado pode ser exportado para fora da UE, mas na sua maioria é incinerado ou depositado em aterros (87%). No caso dos portugueses, deitamos foram, por ano, 200 mil toneladas de têxteis, de acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente.

Vamos pensar em conjunto: o que podemos fazer para mudar este panorama?
Texto escrito por Sofia Martinho, especialista em Marketing e Comunicação
Instagram: sofiamartinho/
Linkedin: linkedin.com/in/sofia-martinho


Deixe um comentário