No contexto do Hatha Yoga, a intenção (ou sankalpa, em sânscrito) é um objetivo ou propósito consciente que o praticante estabelece antes e durante a prática. Não se trata de um simples desejo ou de uma meta, mas de uma ‘bússola interna’ que vai atuar sobre o corpo, mente e espírito durante a prática. A intenção no yoga liga a componente física (asanas) e respiratória (pranayama) a um significado mais profundo, proporcionando desta forma uma experiência mais consciente e transformadora.
O sankalpa permite direcionar a energia da prática para nos ajudar a trabalhar o que sentimos estar menos bem connosco e cultivar emoções positivas, seja encontrar calma e gratidão, cultivar o amor-próprio, a humildade ou a autoconfiança ou obter libertação de um mal-estar emocional. As intenções são pessoais e adaptáveis, refletindo as necessidades e aspirações individuais de cada praticante.
Mas a intenção também ajuda a cultivar consciência e presença: ao definir uma intenção, é reforçada a conexão com o momento presente, tornando-nos mais conscientes dos nossos pensamentos e da forma como moldam as nossas ações.
Além disso, o sankalpa cria um espaço de transformação e uma prática com intenção promove o crescimento interior, ajudando a transformar padrões mentais e comportamentos menos positivos.
Como criar uma intenção no Yoga
Na altura de pensar em qual a sua intenção, é importante ter presente os seguintes passos:
- Refletir no momento atual
Pergunte-se: Como me sinto hoje? De que preciso? O que quero cultivar na minha vida?
- Manter a simplicidade
Não complique as suas intenções, mas escolha antes palavras ou frases simples, como: “Eu escolho a paz.” “Eu aceito o que sou, “”Eu confio no processo.”, “Eu escolho estar presente”.
- Estar alinhado com o propósito da prática
Foque-se no que experiencia no presente. Lembre-se que a sua intenção pode variar conforme o momento. Daí a importância de deixar espaço para a sua intuição lhe transmitir o que mais precisa naquele momento.
Benefícios da prática com intenção
- Ajuda a tornar a prática mais significativa.
- Reduz distrações e aumenta a atenção plena.
- Cria um espaço consciente de desenvolvimento da consciência.
- Contribui para mudanças positivas a longo prazo.
Fonte: The Heart of Yoga: Developing a Personal Practice, de T. K. V. Desikachar


Deixe um comentário