Paisagens lunares de sonho compõem a região icónica da Capadócia, oferecendo um panorama de outro planeta, repleto de chaminés de fadas, castelos rochosos e grutas. É um local onde podemos dormir em hotéis caverna, perseguir balões ao nascer do sol e caminhar nos vales coloridos ao longo do dia. De balão de ar quente ou a cavalo, vamos viajar hoje pela Capadócia para descobrir as singularidades geológicas que tornaram famosa esta região rural.

Kapadokya’ya hoş geldiniz – Bem-vindo a Capadócia
A aldeia de Gorëme, situada no coração do parque com o mesmo nome, é uma pequena aldeia perdida no meio de formações rochosas. Apesar da sua atratividade turística, Gorëme mantém, no entanto, um elemento de autenticidade. Ao longo das suas ruas estreitas poderá descobrir habitações escavadas na rocha e visitar os sítios arqueológicos mais populares da região.
Para além desta aldeia, o parque nacional é um verdadeiro museu ao ar livre. Na verdade, o Parque Nacional de Gorëme é mundialmente famoso pelas suas espetaculares formações rochosas, chamadas “chaminés de fadas”. Estas formações geológicas deram origem a uma paisagem lunar de uma beleza incomparável e única. O parque é um verdadeiro playground para os amantes da fotografia, pois cada recanto oferece perspectivas únicas e efeitos de luz excecionais.
Uschisar
O Castelo de Uçhisar é, sem dúvida, a atração mais conhecida da Capadócia. Esculpido pela erosão ao longo de milénios, o castelo domina a paisagem a 360 graus. Do seu cume, pode admirar a vista panorâmica dos vales coloridos da Capadócia. As cavidades escavadas na rocha serviram ao longo do tempo como habitação, pontos de defesa e locais de culto para os habitantes locais. Resumindo, se não souber por onde começar no Capadócia, pode considerar definitivamente o Castelo de Uçhisar como ponto de partida!

Love Valley
Listado como Património Mundial da UNESCO, o Vale do Amor é mais um local obrigatório na Capadócia.
O Love Valley deve o seu nome às formações rochosas de forma fálica que dominam a paisagem. Estas maravilhas geológicas, chamadas “chaminés de fadas”, são o resultado de milhões de anos de erosão eólica e hídrica. As “chaminés das fadas” são formadas por camadas de cinzas vulcânicas macias e de tufo, que foram cobertas com rocha basáltica mais dura. As camadas de tufo macio erodiram mais rapidamente, deixando para trás as formas únicas que tornaram Love Valley famoso.
As chaminés de fadas são uma fonte de fascínio para os visitantes da região há séculos. Nos tempos antigos, os hititas, persas e romanos viviam na região e esculpiam as suas casas, igrejas e cidades subterrâneas nas formações rochosas. Mais tarde, na era bizantina, os monges cristãos estabeleceram-se na área e construíram mosteiros e igrejas no tufo macio. Hoje, os visitantes podem explorar muitas destas estruturas antigas durante inúmeras trilhas de caminha.
Um dos aspetos mais fascinantes do Love Valley é a história e o folclore que rodeiam as “árvores dos desejos” da região. Estas árvores encontram-se por todo o vale e são adornadas com fitas coloridas e tiras de pano.
Segundo a lenda local, atar uma fita a uma árvore dos desejos e fazer um pedido trará boa sorte e prosperidade. Visitantes de todo o mundo vêm a Love Valley para fazer os seus desejos e as árvores tornaram-se um símbolo de esperança e otimismo para muitos.
Red Valley
O Vale Vermelho é um vale repleto de formações rochosas incríveis que são – já adivinhou – de cor vermelha. É um local popular para caminhadas e também um dos melhores locais para ver o nascer do sol na Capadócia, enquanto mais de cem balões de ar quente parecem estar pendurados no céu. Independentemente dos seus interesses, provavelmente terá uma visita ao Vale Vermelho na sua lista de coisas para fazer na Capadócia.

Pasabag
Ao conduzir pela colina a partir de Cavusin, a sua primeira visão das “chaminés de fadas” no Vale Pasabag colocará um sorriso no seu rosto. Parece uma floresta de cogumelos gigantes. Diz a lenda que as formas únicas foram feitas por fadas que construíram as suas casas subterrâneas por baixo das rochas – daí o nome “chaminés de fadas”.
Pigeon Valley
O Vale dos Pombos, na Capadócia, foi anteriormente utilizado como zona de recolha de estrume de pombos para fertilizar as culturas da região. Isto foi feito escavando casinhas na rocha macia para atrair os pássaros para que fizessem ninhos e o estrume pudesse ser recolhido posteriormente.
Quase todos os agricultores da Capadócia mudaram desde então para formas mais avançadas de fertilização das culturas, mas os pombos ainda hoje residem no vale.
Avanos
Historicamente conhecida por Venessa, a moderna Avanos fica nas margens do maior rio da Turquia, o Kızılırmak (Rio Vermelho). Avanos tem uma história rica profundamente enraizada na arte da olaria. O solo rico em barro tornou-a a capital da cerâmica de Capadócia durante séculos. O artesanato e a habilidade dos artesãos locais são inspiradores. Existem inúmeras galerias de cerâmica espalhadas pela cidade, muitas das quais oferecem workshops. Avanos convida-nos a mergulhar num mundo de património cultural e de maravilhas naturais da região.

A gastronomia
Um dia tão cheio de aventura e maravilhas precisa de ser abastecido, certo? Na Capadócia, terá muitas opções de escolha, como em qualquer lugar na Turquia. Desde o irresistível pequeno almoço típico turco até às vastas variedades de deliciosas cozinhas locais, estamos rodeados de sabores e texturas que nos deixam hipnotizados.
A cozinha da Capadócia é um excelente exemplo da rica herança culinária da Anatólia.
O Pottery Kebab (Testi Kebab) é um prato que se tornou moda também nas principais cidades do país. A sua origem é uma cidade na Anatólia Central, Yozgat. Mas graças à produção de cerâmica na região, a Capadócia conquistou a bandeira. A carne, os legumes e as lentilhas são cozinhados lentamente numa jarra de barro artesanal de Avanos. Quando o prato é servido, o empregado quebra a jarra, numa coreografia bem orquestrada!
A Capadócia tem assistido a uma violência extrema por parte da natureza e da humanidade, mas acho que é um dos lugares mais bonitos que tive oportunidade de visitar. Se já começou a fazer a sua bucket list, então considere que explorar o mágico nascer do sol num balão de ar quente deve definitivamente estar nela! Porque nada o vai preparar para o momento em que ali chega pela primeira vez.
Esta é uma região excepcional onde o vento e a água uniram forças para esculpir incansavelmente uma frágil rocha vulcânica. A natureza criou uma atmosfera única e parece que deu asas à imaginação. A Capadócia é mística, e não há horas suficientes no dia para explorar tudo o que tem para oferecer.






Uma crónica de Ely Pinto, fotógrafa, contadora de histórias em imagens
Instagram: ely_inwonderland


Deixe um comentário