7 dicas fáceis de colocar em prática para um Natal mais sustentável

A consoada e o jantar de Natal são alturas do ano especiais para a maioria de nós. Reunir a família à mesa é tradicionalmente uma forma de celebrar a união e o amor. Mas nem sempre tomamos as melhores decisões no que diz respeito à sustentabilidade.

Aqui ficam algumas ideias para desfrutar em pleno desta época, mas tendo em atenção a sua pegada ambiental.

1.Escolha sempre que possível alimentos locais e sazonais

    Ao escolher por ingredientes de produtores locais, à venda geralmente em mercados e feitas, reduz a pegada de carbono associada ao transporte de alimentos de longas distâncias. Além disso, alimentos sazonais têm menor impacto ambiental, pois não exigem cultivo fora da sua época natural, o que reduz o uso de energia e recursos.

    2. Atenção ao desperdício de comida

    Planeie bem a quantidade de comida que vai servir e aproveite o que sobrar para criar novos pratos ou armazená-las adequadamente. O desperdício de alimentos é uma das principais causas de impacto ambiental, pois a decomposição de alimentos em aterros gera gases de efeito estufa.

    3.Opte por utensílios reutilizáveis

    Evite plásticos descartáveis, como talheres, pratos e copos de uso único. Prefira usar louças e talheres reutilizáveis, que podem ser lavados e usados novamente em futuras refeições.

    4. Utilize decoração ecológica

    Evite enfeites de plástico e invista em decorações feitas com materiais naturais ou reciclados, como pinhas, galhos, folhas e velas de cera vegetal.

    5. Escolha produtos de origem ética

    Se for servir carne, opte por produtos provenientes de fontes responsáveis, como carnes orgânicas e de animais criados de maneira sustentável. Além disso, considere alternativas vegetarianas ou veganas, que geralmente têm um menor impacto ambiental.

    6. Compre presentes sustentáveis

    Ao invés de presentes descartáveis, escolha opções mais duradouras e feitas com materiais recicláveis ou orgânicos. Presentes como experiências também são ótimas alternativas.

    7. Evite embalagens desnecessárias

    Escolha produtos com embalagens recicláveis ou biodegradáveis. Se possível, compre a granel para reduzir o uso de embalagens de plástico.